Talvez a abertura zenital mais célebre já construída seja o Panteão de Roma, encomendado por Marco Vipsânio Agripa durante o reinado do imperador Augusto (r. 27 a.C.–14 d.C.) e reconstruído por Adriano (r. 117–138) por volta de 126. No ponto mais alto da sua cúpula (neste caso, o óculo) brilha a luz do sol, lançando seus feixes sobre as várias estátuas de divindades planetárias que ocupam os nichos nas paredes. A luz que adentra o espaço simbolizava uma dimensão cósmica, sagrada. A luz natural continua cumprindo esse papel cênico, quando bem utilizada, sobretudo em projetos religiosos.
Caracteriza-se iluminação zenital como a que vem de cima, do céu (zênite). Muito útil para espaços grandes que não possam ser adequadamente iluminadas por janelas, as claraboias são um artifício amplamente usado e que proporcionam uma luz difusa agradável ao espaço. Geralmente toma-se o cuidado que não permitam a entrada do sol, para não aquecer demasiadamente o local e devem ser bem projetadas e construídas para que não sejam pontos de infiltração de água. Veja, abaixo, uma coletânea de projetos que utilizam essa solução:
Residências
Geralmente utilizadas em edificações com telhados inclinados, as claraboias geralmente estão localizadas próximos das cumeeiras, onde a iluminação natural tem dificuldade de chegar. Interessante notar que a maioria das aberturas zenitais são localizadas em espaços de circulação, ou de curta permanência, como os banheiros. Isso porque há a dificuldade em controlar a incidência da luz.
Car Park House / Anonymous Architects
Casa L27 / DIONISO LAB
Conversão de uma escola em moradia / ACBS Architectes
House in Liberec / Stastny Pavel Architekt
Residência Sunlight / Juri Troy Architects
House W / Wolfertstetter Architektur
Compass House / Superkül
Abrigo VIPP / VIPP
Folly / Cohesion Studio
DEAR FARM / VIVA Architecture
Escolas e Faculdades
Como o Edifício da FAU-USP, de Vilanova Artigas, há situações em que o edifício quer voltar-se mais para seu interior do que para os exteriores. Ou mesmo em casos em que há salas de aula dos dois lados e um corredor central, é importante que ele tenha alguma iluminação natural, ainda mais se considerarmos as preocupações cada vez mais altas com a sustentabilidade. Nesses casos, as claraboias funcionam muito bem.
Elementary School Complex at Techum / Zerodegree Architecture
Escola Hessenwald / wulf architekten
Kirkmichael Primary School / Holmes Miller
The Technical Faculty SDU / C.F. Møller
NOKKEN Kindergarten / Christensen & Co Architects
Escritórios
Pátios centrais, corredores agradáveis e pequenos estares podem melhorar a convivência e a produtividade de uma empresa. Se há luz natural nesses locais, é mais provável que as pessoas tenham a vontade de levantar um pouco de suas cadeiras para uma caminhada e uma conversa.
Copenhagen Office Hub on Amerika Plads / PLH Arkitekter
Houtloods / Bedaux de Brouwer Architects
DZNE German Center for Neurodegenerative Diseases / wulf architekten
Outras tipologias
Seja para um pavilhão que busca uma certificação de eficiência energética e sustentabilidade ou para um banheiro que busca privacidade e uma mescla com seu entorno, claraboias podem adotar variadas formas e abranger programas diversos.